quarta-feira, setembro 17, 2008

Amor Incondicional

Então vamos falar sobre Amor Incondicional. Eu acho que se confunde amor incondicional com estupidez (calma, essa palavra é pesada, mas não é bem isso que quero dizer). A gente pode amar tudo e todos, principalmente nossos "inimigos". Amar quem ama a gente é fácil, difícil é ver Deus em quem não gosta da gente. Mas Ele está lá também.

Agora tem um detalhe. Ninguém é obrigado a conviver com quem lhe faz mal. A gente tem que amar a todos, mas em primeiro lugar amar a si mesmo. Daí o ditado: "Ame os outros como vc ama a si mesmo". Se eu não gostar de mim, e permitir que os outros me destruam e me façam mal, como posso amar a todos?? Não dá. Por isso vem a palavrinha mágica: Não. Saber dizer não quando alguém te machuca, magoa, lhe causa dor e sofrimento.

O Amor incondicional apregoa a aceitação de tudo. Se uma rosa te espeta e faz o seu dedo sangrar, vc sente amor pela rosa, porque sabendo que a natureza dela é essa, vc não "precisa" perdoar a rosa. Rosa tem espinho e pronto, isso não vai mudar. Agora não é porque amo a rosa que vou ficar passando meu dedo toda hora nela pra me machucar. Isso é masoquismo. E aceitar um desagrado, aliás, pior, querer ser mal tratado é ofender a si mesmo, e consequentemente Deus.

Essa é uma confusão que a maioria das pessoas tem. Viver entre a cruz da bondade e a espada do não. Pelo que entendo, é necessário usar a espada para fortalecer a cruz. Não usar como arma, mas sim como discernimento do que realmente é de Deus e da Verdade. Ser conivente com o mal não te leva ao bem.

Também tem mais uma coisa que acho importante, em se tratando de Verdade. A gentileza. Muita gente, e muitas religiões combatem o mal e os caminhos impuros com uma veemência tão grande, que viram carrascos da própria fraqueza humana. A perfeição do mundo dá tempo para todos acharem o seu caminho. A Verdade não é imposta de forma mecânica. Não existe fórmula. Não existe técnica. Existe a prática no dia-a-dia, suave e tranquila. É claro que a determinação te leva longe, mas tudo tem seu tempo.

Nenhum comentário: