sexta-feira, janeiro 02, 2009

Sonic Youth

No último final de semana resolvi dar minha contribuição musical ao mundo, ainda que o virtual. Todo mundo precisa plantar uma árvore, ter um filho, escrever um livro e por que não mandar um vídeo pro youtube??

A música escolhida foi Pink Steam do Sonic Youth. Essa música faz parte do último álbum da banda, o Rather Ripped. Gostei muito desse álbum, é um dos melhores do Sonic, lembrando um pouco as raízes mas sem perder a novidade. Essa faixa é especial para mim, pela letra, pela emoção. Quem tem ouvidos que ouça e sinta hheheheh!

O processo de gravação não foi simples. De montar todo o aparato para gravação até a primeira exibição do vídeo no youtube levou um dia inteiro. Não é muito, mas pensei que fosse mais simples, haja vista que existem milhões de vídeos disponíveis no site.

O setup foi ligar minha guitarra Squier no ampli Marshall G15RCD. Usei meu iPod Nano 2G para usar a música original de background, conectando no CD Input line do ampli. Para o microfone usei outro ampli da Antera, pena que não tem reverb. Mas a qualidade da voz me surpreendeu no final, ficou bem próxima a do Thurston Moore. Tudo foi gravado numa Sony DCR-HC36. Foram 5 takes, e acabei usando o último mesmo... Para capturar o vídeo usei o Nero Vision, em MPEG4. O arquivo ficou gigante, acho que uns 500 megas, mas também usei resolução alta de 800x600. Resolvi editar o vídeo no próprio Nero, adicionando efeitos como o letreiro logo no início do filme, e o zoom no final. Também usei um filtro de glow para aumentar um pouco o brilho. O arquivo final ficou em 100 megas, que demoraram mais de 1 hora para upload para o youtube. O vídeo até o momento já foi exibido 52 vezes.

Na barra lateral do blog tem um player embutido. Clique nele para conferir.

Um comentário:

Ricardo Lisboa disse...

demorei mas vi. Animal, puta som.